2 de mai de 2014

B2B vs B2C: Convergência

Na Staples em todo o mundo discutimos, quase todo o tempo, sobre se somos B2B (Business to Business, de empresa a empresa) ou B2C (Business to Consumer, de empresa a consumidor). A discussão é importante porque define para quem falamos: para uma empresa ou para uma pessoa.

De fato, no Brasil fomos evoluindo até chegar ao ponto de ter um sítio para empresas e um para pessoas, com estética e funcionalidade completamente diferente.

Mas estou vendo uma tendência clara nos últimos anos, um aprendizado que pode simplificar a discussão bastante: além de estar vendendo para uma empresa (B2B) estamos conversando para uma pessoa (B2C). Então, a tendência é a convergência entre B2B e B2C.

Interessante é um artigo que o Romero Rodrigues, fundador do Buscapé, publicou (obrigado por ilustrar com a Staples!) sustendo que “os compradores desejam o mesmo tipo de experiência de cliente seja em lojas online B2B ou B2C”.

Então, parece que a discussão está se fechando... A gente tem que entender as pessoas e também as empresas!

0 comments:

Postar um comentário